Dicas práticas de Milão e região

No total passamos 5 dias em Milão, sendo que em Milão mesmo ficamos apenas uma tarde e uma manhã, já que queríamos aproveitar pra explorar um pouco da região da Lombardia. E nesse post aqui vou dar as dicas mais práticas da nossa viagem para lá.

Onde se hospedar em Milão

Como disse no post sobre nosso roteiro em Milão, muitas das atrações estão concentradas perto da Duomo. E por isso mesmo, decidimos nos hospedar por lá! Então, mesmo nos dias que fizemos bate-e-volta pela região, todos os dias passamos pela Duomo e em frente das principais atrações, já que a estação de metrô mais próxima do hotel era justamente a Estação Duomo, que fica bem em frente (advinha!) à Duomo.

Nós demos a sorte de pegar uma promoção na Expedia de hotel + passagem de avião (Luxemburgo – Milão) com desconto. E na promoção estava o NH Collection Milano President, que fica justamente a 2 quarteirões da Duomo, bem no centro de Milão.

O NH Collection President é um hotel 5 estrelas, todo reformado e bem estiloso. Mas não tem piscina, nem outras atividades dentro do próprio hotel. Então não sei o que o diferenciaria de um 4 estrelas.

Fiz a reserva pela Expedia de um quarto superior e chegando lá nos deram um upgrade para o quarto premium (foi a primeira vez que ganhei um upgrade! hahah). Realmente o quarto era muito confortável e o todo o serviço do hotel muito bom!

Se me lembro bem o café da manhã era uns 35 euros por pessoa e nós não tomamos lá nenhum dia. Bem perto, a caminho da Duomo, tem uma padaria bem italiana, em que um Cappuccino grande (ou macchiato, ou qualquer outro café italiano) mais um brioche ou pedaço de panettone (2 coisas bem típicas de Milão) ou algo parecido não saíam por mais que 5 euros. E foi nesse lugar que fomos todos os dias! Aliás, por estar próximo da Duomo, opções de cafés e restaurantes não faltam!

Como ir do Aeroporto Malpensa para o centro de Milão

Milão tem dois aeroportos: o Linate e o Malpensa. O Aeroporto Linate fica a apenas 7km do centro de Milão, mas opera apenas vôos domésticos e alguns vôos na Europa. A grande maioria dos vôos chega pelo Aeroporto Malpensa, a 50 km do centro da cidade. Nós mesmos chegamos pelo Malpensa. Além disso, várias companhias low cost voam para a cidade de Bérgamo, cidade que fica a 60km do centro de Milão.

Do Aeroporto Malpensa para o centro de Milão há duas alternativas: trem e ônibus. O trem custa 13 euros cada perna e passa a cada 30minutos de 5h40 às 22h40m. A viagem dura 50 minutos.

A outra opção é o ônibus, que vai diretamente do aeroporto até Milano Centrale (a estação central de Milão) sem paradas. Como chegamos em um horário que não teria trânsito e já tinha um ônibus saindo em 5 minutos, optamos por pegar o ônibus. A viagem durou 50 minutos. O shuttle custa 10 euros uma perna ou 16 euros ida e volta.

De Milano Centrale para o hotel pegamos um táxi, que custou cerca de 10 euros.

Quantos dias ficar em Milão e dicas do que fazer na região

Em Milão mesmo ficamos apenas uma tarde e uma manhã, e já escrevi nosso roteiro completo aqui. E como disse nesse post, acho que um dia é o suficiente pra conhecer o principal da cidade. Mas se você tiver mais dias, melhor ainda! Pode aproveitar pra conhecer mais da região. E foi exatamente o que fizemos.

Lago Como

No total, passamos 5 dias em Milão e ficamos hospedados os 5 dias lá mesmo pra otimizar o tempo. Deu pra conhecer Milão tranquilamente e ainda conhecer um pouco da região (usando apenas transporte público).

Nosso roteiro final ficou assim:

  • Dia 1: chegada em Milão, Castelo Sforzesco e Santa Ceia
  • Dia 2: Verona (bate-e-volta)
  • Dia 3: Sirmione (bate-e-volta)
  • Dia 4: Como (bate-e-volta)
  • Dia 5: Duomo, Galleria Victtorio Emanuele e partida de Milão

Se pra quem tem mais tempo, ou tiver outros interesses, as outras opções na região são:

  • A cidade medieval de Bérgamo, a apenas 60km do centro de Milão
  • Passeio pelos alpes suíços e cidade suíça Saint Moritz pegando o trem Bernina Express
  • Visita à cidade e ao lago de Lugano na Suíça
  • Um passeio ao Lago Maggiore, a 90km de Milão

E para ir a esses lugares, você tanto pode ir de carro e fazer uma viagem de alguns dias pela região, como contratar um passeio em uma das agências de turismo para um bate-e-volta apenas. Há várias agências na cidade e algumas tem loja perto da Duomo. Em alguns lugares, como Bérgamo, também é possível chegar de transporte público.

O que comer em Milão

Por fim, não custa lembrar que Milão é uma das capitais gastronômicas do mundo. Embora eu não tenha escrito sobre nenhum restaurante especificamente (exceto pelo Luini, que é “comida de rua), nesse outro post aqui eu listei as 10 comidas típicas de Milão e da região da Lombardia, que inclui o famoso Ossobucco con risotto alla milanese.

Deixe um comentário