Como: um bate e volta imperdível de Milão!

O Lago di Como é o terceiro em tamanho da Itália e fica na região da Lombardia, a apenas 45km de Milão e já quase fazendo fronteira com a Suíça. Então ali você encontra tudo que espera da Itália: montanhas a perder de vista, um lago lindo esverdeado, casas coloridas, boa comida, bom vinho, beleza e tranquilidade.

O Lago di Como tem sido um refúgio para pessoas ricas desde os tempos romanos. Por isso, possui ainda muitas vilas e palácios, como os palácios de Villa Olmo e Villa Carlotta. Atualmente, muitas pessoas famosas ainda têm casas de veraneio nas margens do Lago Como como, por exemplo, George Clooney que tem uma casa na pitoresca Bellagio. Mas nem só de luxo vive Como, e hoje o local atrai turistas do mundo todo, que vão pra passar alguns dias, ou apenas um bate-e-volta esperto a partir de Milão (que foi o que nós fizemos e que eu vou explicar direitinho como fazer mais embaixo).

A cidade de Como, que leva o mesmo nome do lago, tem um centro histórico bem conservado, cheia de vielas apertadas, uma catedral antiga. Mas nós nem visitamos essa parte mais histórica. Aproveitamos nosso tempo para simplesmente caminhar pela “orla” que cerca o lago.

É também na orla, a apenas 5 minutos à pé da estação Nord que fica o Funicular para Brunate. As passagens custavam uns 5 euros ida e volta e te levam até a cidade de Brunate que fica a 500m acima de Como. O trajeto dura cerca de 5 minutos.

A cidadezinha de Brunate conta com menos de 2mil habitantes e, pelo menos quando fomos, estava super pacata. A vista que se tem da cidade para Como é simplesmente ES-PE-TA-CU-LAR! De cima você pode ver o lago verdinho, a cidade de Como e as muitas montanhas que cercam a região.

A vista vale tanto a pena que escolhemos um restaurante com vista para o lago. Como chegamos cedo, conseguimos uma mesa bem no balcão da varanda e fomos logo pedindo um vinho da região. Entramos pela vista, sem grandes expectativas quanto à comida, mas a comida era de comer rezando e tinha aquele preço amigo. Infelizmente, não me lembro o nome do restaurante, mas eu acredito que um bom vinho, uma boa comida e aquele vistão maravilhoso não seja tão difícil assim de encontrar em Brunate.

Algumas taças de vinho depois, descemos o funicular, andamos mais pela “orla”, parando aqui e ali, para fotografar ou simplesmente sentar em um banco e curtir a vista. Muitas fotos e um gelatto depois, decidimos que era hora de voltar pra Milão.

Como na prática: bate e volta desde Milão

A ida para Como foi muito tranquila. Pegamos um táxi do nosso hotel (que ficava quase ao lado da Duomo) e fomos para a estação Cadorna (que fica próxima ao Castelo Sforzesco), numa corrida que custou apenas 7 euros. Mas se preferir ir metrô é super fácil (já que a estação de metrô se chama Cardorna também e te deixa já na entrada da estação de trem). Além disso, há uma estação de ônibus também em frente à estação de trem, com ônibus para a cidade toda. Ou dependendo de onde você estiver hospedado, pode também ir à pé (que foi o que fizemos na volta).

Então, da Estação Cadorna em Milão você pega o trem para a cidade de Como, que conta com algumas, estações, e você deve descer na Estação Como Nord Lago, que vai ser a última da cidade. As passagens custam apenas 5 euros. Há trens a cada meia hora, então não há necessidade de comprar com antecedência. Basta chegar lá, comprar na maquininha e embarcar no próximo trem.

De Milão a Como são apenas 50 minutos de trem. Saia da estação Como Nord Lago e voilà: você já vai dar de cara com o lago! E a 5 minutos a pé da estação já fica o centrinho da cidade de Como. (Eu disse que era um bate e volta bem tranquilo!)

Logo ali perto da estação estão também os barcos, que levam para as outras cidades/vilas da região, como a famosa Bellagio. São vários barcos, então também não é necessário reserva: basta pegar o primeiro que estiver saindo. Na época li que é bom estar atento no horário da volta, por ter muita gente querendo voltar no mesmo horário (17-18hs).

Nós queríamos passar um dia beeem tranquilo, sem correria, sem preocupação com horários e sem muita gente por perto. Afinal, (1) era nosso aniversário de casamento e (2) no dia anterior tínhamos ido ao Lago di Garda e Sirmione, que foi um perrenguezinho. Então, só queríamos tranquilidade nesse dia e, por isso, resolvemos ficar só por Como (e Brunate) mesmo. E realmente Como superou as expectativas!

Um comentário sobre “Como: um bate e volta imperdível de Milão!