Algarve

Com a abertura após a vacinação e o verão escaldante europeu, resolvemos tirar uns dias de férias no Algarve, umas das regiões mais bonitas de Portugal! São muitas praias lindas, combinadas com cavernas e penhascos que fariam qualquer um querer ficar um mês por lá!

Nós passamos uma semana em Armação de Pera, uma cidadezinha simpática com uma larga faixa de areia e só conhecidas pelos locais. Só fomos parar lá porque um casal de amigos nos convidou pra passar uma semana de férias na casa deles, mas sem nunca ter ouvido falar. Desconhecida pelo turismo “mais internacional”, encontramos um lugar onde os próprios portugueses vão passar as férias, e por isso mesmo, menos lotado e mais barato que o resto do Algarve. Por isso mesmo, acabou sendo nossa praia favorita e onde batemos ponto todos os dias!

Já na nossa primeira manhã, de Armação mesmo, fizemos um passeio de barco de pouco mais de 1h que passa pelas principais praias e cavernas da região, incluindo a de Benagil. Esses passeios de barco saem de praticamente qualquer praia da região do Algarve e circundam a região. Basta ir praia e procurar um barco que esteja para sair!

E nesse passeio mesmo já vimos as praias mais famosas do Algarve, como a Praia da Falésia, em Albufeira, a Praia de Nossa Senhora da Rocha, em Lagoa, e as praias de Carvoeiro.

O passeio também passou por algumas cavernas, incluindo a de Benagil, a mais famosa de todas. A caverna é realmente bonita, com uma bela praia, mas era uma confusão de vários barcos entrando e caiaques vindo da Praia de Benagil, que acabou sendo a que menos gostamos! Passamos por outras tão bonitas quanto, mas que estavam vazias!

Aparentemente, até antes da pandemia havia a possibilidade de passeios que largavam as pessoas em praias desertas ou cavernas e buscavam depois. Quando fomos, disseram que as municipalidades haviam proibido e não sei se isso é algo que agora esteja sendo feito ou não.

Outra opção de passeio de barco incluía churrasco/almoço em uma praia deserta, e só não fizemos porque ainda estávamos em um contexto de pandemia. Inclusive, ainda que vacinados e na reabertura, acabamos optando por fazer menos passeios e ficar mais pela praia de Armação mesmo.

Até porque, como disse, era meio de Agosto, ápice do verão e além do calor escaldante, tudo estava absolutamente lotado na região do Algarve, inclusive as praias. Já no primeiro dia depois do passeio de barco, encontramos a opção de reservar um super guarda-sol com 2 espreguiçadeiras bem confortáveis e foi isso que fizemos todos os dias! O valor era de 15 euros manhã ou tarde, ou 30 euros o dia todo. E por ser uma área mais restrita, acabou que ficamos fora da área mais cheia da praia.

No segundo dia, pegamos um Uber e fomos para a Praia da Marinha, considerada uma das mais bonitas de toda a Europa. A praia é realmente lindíssima! A dica é chegar lá bem cedo para garantir um lugar na areia porque o lugar fica lotado! Pelo menos quando fomos, não havia qualquer estrutura como guarda-sóis ou cadeiras.

Chegamos bem cedo e descemos bem serelepes os cerca de 200 degraus que dão acesso à praia, esticamos nossas cangas e ficamos curtindo o lugar. Mas quando deu 11h, o lugar já estava insuportavelmente apinhado de gente e resolvemos subir os 200 degraus de volta, chamar outro uber e ir para a próxima praia famosa: Carvoeiro.

O motorista do uber nos deu a dica de nos deixar no alto de Carvoeiro, de onde poderíamos ter uma vista belíssima da cidade e depois descer para o centro, ao invés do contrário. Paramos no alto e ficamos maravilhados com aquela vista incrível! Depois descemos e andamos pelo centrinho. Carvoeiro é conhecida como “Little England”, tamanha a quantidade de turistas ingleses. Praticamente todos os restaurantes tinham placas em inglês e vários vendedores nos abordaram já falando em inglês. Obviamente, os preços também eram significativamente mais altos em comparação à Armação.

Chegamos a ir pra praia de Carvoeiro, mas estava tão cheia que acabamos logo voltando pra Armação, de onde não saímos mais até a volta para o aeroporto! hahaha Pra quer ir disputar espaço em praias lotadas, quando poderíamos todos os dias só relaxar em um lugar bem menos movimentado!? Então ficamos por Armação mesmo, usando da estrutura alugada, e frequentando os restaurantes locais, com preços mais que amigos!

Um dos restaurantes que mais gostamos foi o Lobo do Mar, que fica bem perto da praia e tem um bacalhau a brás simplesmente delicioso! Há vários restaurantes na orla da praia, sendo que o prato principal é a sardinha assada. Naturalmente as sardinhas são pescadas por ali mesmo e servidas com batatas cozidas, o que acabou sendo minha opção de almoço praticamente todos os dias no Restaurante o Farol Marisqueira, que fica no calçadão da praia! Outro lugar que batemos ponto foi o Fabio Roadstop, uma lanchonete mais afastada da praia, mas que ficava a 2 quarteirões de onde estávamos hospedados e tinha um hamburguer delicioso!

Como disse no post anterior, chegamos pelo aeroporto de Faro, onde ficamos um dia, e depois fomos de táxi para Armação, que custou algo como 50 euros em uma corrida de aproximadamente 50 minutos/50km. Há ônibus (autocarros) que ligam Faro às cidades pequenas do Algarve, mas optamos pela comodidade do uber/táxi.

Caímos em Armação por acaso, à convite de amigos, e definitivamente foi o pedaço do Algarve que mais gostamos e onde recarregamos nossas energias depois de tanto tempo de confinamento!

Deixe um comentário