Dicas práticas de Atenas

Onde comer em Atenas

A Grécia tem uma das melhores culinárias do Mediterrâneo. Espere comer gyros (churrasquinho grego), moussaka (tipo uma lasanha de beringela), queijo feta, spanakopita (um folheado de queijo e espinafre) e muito mais. E tudo acompanhado de muito azeite, iogurte e, claro, muito vinho!

Chegamos em Atenas já no fim da tarde e a primeira coisa que fizemos foi procurar um restaurante relativamente perto do nosso hotel, com boa comida e vista para a Acrópole iluminada! Foi assim que encontramos o Restaurante Olive Garden, que fica no topo do Hotel Titania!

Assim já chegamos em Atenas tomando um bom vinho, comendo um bom prato com a vista DESLUMBRANTE de Atenas iluminada à noite. Pra isso ligamos antes e pedimos uma mesa grudada na varanda.

E gostamos tanto desse restaurante que no nosso último dia em Atenas (que só choveu!) voltamos nesse restaurante para almoçar e ter a mesma vista, só que dessa vez durante o dia!

Além disso, ao lado do restaurante tem um bar pra quem apenas quiser um drinque e aproveitar a vista.

Outro restaurante que nós gostamos foi o Thissio View Cafe Restaurant, que também fica no topo de um hotel. Esse hotel fica bem nos pés da Acrópole e fica aberto o dia todo (do café da manhã até jantar). Serve um pouco de tudo, desde um café até pratos locais. E claro, tem vista pra Acrópole!

O legal do Thissio é que o cardápio tinha fotos, então era mais fácil escolher os pratos sem ficar com medo de não saber o que estava pedindo. Além disso, não era caro (mesmo estando debaixo da Acrópole) e tudo que pedimos estava saboroso.

Onde se hospedar em Atenas

Nós resolvemos nos hospedar perto da Praça Monastiraki, já que dali poderíamos fazer tudo à pé, mas sem ser exatamente colado na praça para também termos sossego.

Outra opção é Plaka, bem aos pés da Acrópole, porém mais caro do que os arredores da Praça Monastiraki. E se você quiser ficar ainda mais colado na Acrópole tem o bairro Makrygianni, que fica bem na entrada da Acrópole.

Em Monastiraki, Plaka e Makrygianni estão hotéis menores e mais locais. Se quiser algum hotel de cadeia, ou hotéis mais novos e modernos vai encontrar nos arredores da Praça Syntagma.

Eu fiquei em Monastiraki, mas não recomendo muito o hotel. Fiquei no hotel Athens 21, que parecia ótimo: novo, bem localizado, ótimas recomendações e a 50 euros a diária. Maaas estava muito bom pra ser verdade….

Realmente o quarto era ótimo, espaçoso, super limpo e confortável. Em 2 ou 3 minutos estávamos na Praça Monastiraki. Também ficava perto da linha de metrô que vai pro aeroporto (que acabamos não usando). E no quarteirão ao lado tinha uma padaria ótima local (Beneth), onde tomamos café todos os dias.

O problema foi que no segundo dia o quarto deixou de ter água quente e quando ligamos reclamando o recepcionista simplesmente disse que tudo parecia normal. No outro dia de manhã, lá estava a água fria novamente. Reclamamos novamente e quando chegamos à tarde tinha água quente, que mal durou o meu banho (e o David já teve que tomar banho frio). Reclamamos novamente e simplesmente disseram que não poderiam fazer nada, já que não havia outro quarto disponível e era véspera de feriado (ainda era 30 de dezembro e não 31).

Pra piorar, estava muito frio em Atenas. Inclusive bem no dia que a água acabou, foi a primeira vez que nevou em Atenas em 10 anos! Logo, não foi nada agradável tomar banho gelado.

E embora a gente possa entender que problemas assim possam acontecer, o que não dá pra entender é que o hotel decida não lidar com o problema e mandar um: sinto muito, mas não posso fazer nada.

Enfim, minha hospedagem poderia ter sido melhor…

Como se locomover em Atenas

Embora Atenas seja uma cidade grande, as principais atrações turísticas ficam todas concentradas no centro histórico. Como escrevi aqui sobre nosso roteiro em Atenas, a principal atração é a Acrópole e o resto fica justamente aos pés da Acrópole. Ou seja, fizemos tudo à pé.

Não usamos transporte público pra nada, mas eu me lembro que era coisa de 1 euro a passagem de metrô. Usamos uber uma vez na cidade e foi bem baratinho.

Como ir do aeroporto de Atenas para o centro da cidade

Do aeroporto para o centro da cidade, basta pegar a Linha Azul do metrô (linha 3) que liga o aeroporto ao centro à Praça Monastiraki em 40 minutos. A passagem custava 10 euros e tinha um desconto se comprasse pra 2 passageiros.

Essa seria nossa opção, maaas viemos de um vôo taaao atrasado do Egito (e com conexão) e estávamos taaao cansados que simplesmente pegamos um táxi. A tarifa era fixa em 35/38 euros durante o dia e 50 à noite. E o trajeto durou cerca de 1h e pouco por causa do trânsito.

Na volta como nosso vôo era muito cedo, pegamos um uber para o aeroporto que também ficou na casa dos 30 euros. Como era ainda madrugada, em 50 minutos chegamos no aeroporto.

Segurança

Por fim, eu li muito na blogosfera que Atenas não era segura, mas achei a cidade tranquila. Talvez por ter ido no inverno e as coisas estarem mais sossegadas. De toda forma, nada que nós brasileiros não estejamos acostumados. Eu evitaria algumas ruas à noite estando com equipamentos eletrônicos, mas nada que já não façamos em cidades maiores como Paris.

Um comentário sobre “Dicas práticas de Atenas

  1. Claudinei dos Reis Moreira disse:
    Avatar de Claudinei dos Reis Moreira

    Olá querida, tudo bem com você?! Gostei muito das fotos, de suas observações e dicas sobre
    Atenas. Você está de parabéns, pois o texto foi muito bem escrito e é de grande utilidade para qualquer turista que deseje conhecer a cidade. Uma dica que me veio agora, por que não faz um blog desse em inglês? Um carinhoso abraço!!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário