Nossa ida pra Suíça não teve nada de planejada. A ideia era passar a Páscoa na Bélgica, mas um atentado terrorista em Bruxelas fez com que mudássemos os planos do dia pra noite (literalmente!), já que viajaríamos no dia seguinte. E aí na busca do que fazer a partir de Luxemburgo de carro pensamos na Suíça! E escolhemos como base a cidade de Lucerna, já com planos de fazer um bate e volta para Zurique e Liechtenstein.

E sem ter pesquisado absolutamente nada sobre Lucerna, pegamos o carro e seguimos viagem! O que encontramos foi uma cidade estonteante! E nem que eu tivesse planejado a viagem teria dado tão certo!

A cidade de Lucerna (ou Lucerne) é absolutamente LINDA, tendo tudo que a gente espera da Suíça: montanhas, lago, bom vinho, bom queijo e bom fondue de queijos! E pra todo lugar que se olha você vai ver montanhas com picos cobertos de neve (mesmo indo na primavera!).
A cidade em si já não é muito grande, com apenas 80mil habitantes, sendo que as atrações estão todas concentradas no centro histórico ou Cidade Antiga (Altstad).

O cartão postal da cidade é a Ponte da Capela (Kapellbrücke), uma ponte de madeira construída em 1360, que atravessa o Rio Reuss, bem no meio da Cidade Antiga. A ponte foi construída diagonalmente e passa ao lado da Torre da Água. Ao cruzar a ponte há várias pinturas do século XVII que contam a história e mitologia da Suíça. Muito do que está ali foi totalmente reconstruído, embora ainda haja algo de original, devido à um grande incêndio em 1993 que destruiu parte da ponte e o telhado da Torre. Mas sendo o símbolo da cidade e um dos pontos turísticos de toda a Suíça, a ponte foi totalmente restaurada e é considerada a ponte de madeira com telhado mais antiga de toda a Europa.

A ponte recebeu o nome de Ponte da Capela por ligar a Capela de São Pedro (Peterskapell) ao outro lado da Cidade Antiga. Bem perto dela fica a Antiga Prefeitura (Rathaus). Ande mais um pouco e logo você encontrará a Ponte Spreuer (Spreuerbrücke). Essa ponte também de madeira foi construída em 1408 e é menor que a Kapellbrücke, mas ainda está toda original!

A partir da Ponte Spreuer você tem uma bela vista da Kapellbrücke e do Rio Reuss, bem como consegue ver bem as torres e o que sobrou da muralha da cidade. E se você quiser, pode visitar as muros da cidade, que apenas ficam fechados nos meses de inverno.

Ou você pode atravessar a Ponte Spreuer e seguir por ruas medievais até a Igreja Jesuíta (Jesuitenkirche), uma igreja barroca do século XVII caracterizada por ter 2 torres.

E pronto, chegando ali você já estará a 2 quarteirões da Ponte da Capela novamente!

Dali são uns 10 minutos à pé até outra igreja importante da cidade, a Hofkirche St. Leodegar. As igreja que tem o nome do padroeiro da cidade, também tem duas torres e fica já bem em frente ao lago.

A Igreja de St. Leodegar foi originalmente construída em 735, a estrutura atual foi erguida em 1633, mas as torres são remanescentes de uma estrutura anterior. O interior é toda em branco e cheio de pinturas, o que a torna ainda mais bonita.


À uns 5 ou 10 minutos dali há o Lion Monument, um leão esculpido em homenagem aos Guardas Suíços que morreram defendendo o Rei Louis XVI durante a Revolução Francesa.

Depois de passarmos pelos principais pontos turísticos,fizemos um passeio de barco pelo lago que chega mais perto do Monte Pilatus, uma montanha de mais de 2mil metros! Alternativamente, há também passeios de teleféricos montanha acima.

Por fim, passamos o resto da tarde simplesmente andando em volta do lago e curtindo a paisagem!
Lucerna na prática
– Onde ficar
Como nós fomos no feriado da Páscoa e ainda reservando na véspera, só encontramos 2 ou 3 hotéis ainda com vaga. Então reservamos o Magic Hotel da Rede Altstadthotels, que tem outros hotéis no centro histórico, quase que colados (tanto que a entrada era pelo hotel ao lado, no Hotel des Balances). Reservei pelo booking porque estava com preço melhor.

Só escolhemos esse hotel porque a localização era ótima (no meio do centro histórico!) e o preço estava bom. Quando chegamos lá fomos surpreendidos com os quartos divertidos e temáticos. O nosso era tema Piratas e todo o quarto era decorado com baús, pistolas, bússolas, sendo a própria cama um barco. Nós viajamos com um casal de amigos que acabou ficando em um quarto com decoração fazenda hahah. Nos divertimos muito com a decoração do hotel!

O hotel tinha um bom café da manhã. Também tinha estacionamento, mas não era incluso no preço. E pra estacionar o carro foi meio estressante porque fomos informados de que poderíamos entrar no centro histórico em horário comercial. Mas o problema é que eram ruazinhas pietonais e estreitas com dezenas de pessoas! Fora isso, excelente hotel e que eu recomendo demais!
– Quantos dias ficar em Lucerna

Lucerna pode ser um bate e volta rápido pra quem está em Zurique e quer conhecer uma cidade mais autêntica da Suíça, já que fica a 1h de trem ou de carro. Mas eu acho mesmo é que Lucerna uma ótima base para explorar a região em uns 2 ou 3 dias, ainda mais se você estiver de carro.
Algumas horas são o suficiente para ver os principais pontos turísticos, andar pelo lago e até fazer um passeio na cidade. Mas ficando uma noite você já terá a oportunidade de ir à um dos muitos restaurantes que servem fondue e tomar um bom vinho da região.
No segundo dia, pensamos em fazer o passeio de teleférico, mas mudamos de ideia e resolvemos fazer um bate e volta para Zurique e Liechtenstein! Já no terceiro e último dia, voltamos pra Luxemburgo, mas antes fizemos um pit stop em Berna.
2 comentários sobre “Lucerna”