Coincidentemente vi o primeiro filme de Harry Potter quando tinha a mesma idade que ele quando entra para a escola de magia (meus 11/12 anos). E depois de ver o filme passei a adolescência vendo cada filme e lendo cada livro novo que saía a cada ano. Idem o David! Obviamente que em uma das nossas idas à Londres a gente TINHA que visitar os estúdios!

E tudo ainda está lá! A plataforma, as roupas, o Beco Diagonal, o Salão Comunal, os dormitórios, quase todos os objetos usados nos filmes e muito mais!
Passando a bilheteria, alguém dá algumas explicações mais gerais e já leva o grupo para a entrada do Salão Comunal. E se houver algum aniversariante no dia, essa pessoa as portas do Salão. Por coincidência, era aniversário do David, que abriu as portas de Hogwarts pro grupo! E dali pra frente cada um fica livre para explorar Hogwarts como bem entender!

E tem muita coisa pra ver! Saindo salão comunal você já encontra os grandes portões de Hogwarts, que dão em várias áreas do “castelo”. Você vai passar pelos dormitórios, pela Sala do Dumbledore (onde ainda está a Penseira), pelas salas de aula como a Sala de Poções e muito mais!
Ao longo do percurso há ainda algumas coisas extras, como o “quarto” do Harry debaixo da escada (que está bem no início, antes da entrada no Salão Comunal) e o “Conselho de Voldemort” (que fica mais pro final). Em todo o caminho há muitos objetos do filme, como vassouras e bolas dos jogos, figurinos de todos os anos, etc etc.
Passada a parte do complexo dedicada ao interior do castelo, você chega na Plataforma 9 3/4 em que verdadeiramente as cenas foram filmadas. Embora em King’s Cross haja uma loja com a plataforma ao lado (e que eu já falei dela no roteiro em Londres), nenhuma cena foi gravada ali. Pode-se entrar nesse mesmo trem que foi o usado nas filmagens e visitar os vagões.
Depois disso há uma cafeteria, em que obviamente dentre as opções está a Cerveja Amanteigada! E mesmo a criançada pode tomar porque parece um refrigerante de baunilha!
Feita uma pausa, há uma área externa, onde fica a Ponte de Hogwarts, a casa dos tios do Harry Potter, o ônibus roxo para bruxos e mais alguma coisinhas.

E quando a gente pensa que acabou, ainda tem o Beco Diagonal, inclusive com a loja de varinhas! Ao final você encontra a “maquete” do Castelo de Hogwarts, que originou as filmagens externas do castelo!
Harry Potter Studios na prática
A compra dos ingressos pode (e deve) ser feita com antecedência no site oficial e custa £47. Os ingressos são com horário marcado e realmente é necessário chegar na hora.
Para chegar lá optamos pela forma mais fácil: com o shuttle dos próprios estúdios. Na época em que fui dava pra reservar o ingresso já com o shuttle incluso. Hoje em dia, não se compra no próprio site, mas o site ainda indica a empresa parceira Golden Tours e ainda dá pra comprar o ingresso + shuttle com eles, que saem por £89 (sim, é bem caro!!). De vez em quando rolam umas promoções: agora, por exemplo, está por £75 comprando diretamente no site da Golden Tours.
Apesar de caro é a forma mais conveniente. Os ônibus saem de alguns pontes de Londres, são temáticos e confortáveis e vc vai na viagem assistindo “Harry Potter e a Pedra Filosofal”, o que é ótimo logo antes de ver o estúdio! Como estávamos hospedados a 1 ou 2 quarteirões da Victoria Station, pegamos o shuttle ali mesmo e foi super tranquilo tanto pra ir quanto pra voltar!

A opção um pouco mais econômica é pegar o metrô até a estação London Euston, o que já vai custar quase £5 cada trajeto. De lá basta pegar o trem para Watford Junction. O trajeto de trem dura 20 minutos e custa cerca de £11 cada perna. De lá pegue o shuttle que sai da entrada de Watford para os estúdios e custa £3 ida e volta, demorando 15 minutos. Ou seja, vc vai gastar cerca de £35 para ir por conta. Lembrando que tem que se programar bem pra chegar no horário agendado.
Indo com o shuttle da Golden Tours, você tem que marcar apenas o horário da ida, mas a volta pode ser em qualquer ônibus. Basta pegar o primeiro que estiver voltando para Londres.









