Logo que comecei a pesquisar sobre as praias da Riviera Francesa, e mais particularmente de Nice, li diversos relatos de pessoas falando que quase não há praias públicas. Mas não é bem assim.

Na verdade, as praias de Nice são de pedras. Mas não são pedrinhas pequeninhas ou pedregulhos que mal se notam. Mas pedronas bem grandes que tornam esticar a canga e aproveitar a praia, uma experiência bem desconfortável. Especialmente para nós brasileiros!

E aí que entram os beach clubs, que são praias particulares. Uma estrutura pronta pra fazer a experiência bem relaxante. Com espreguiçadeiras e guarda-sol, garçons servindo bebidas e petiscos (ou mesmo refeições), vc nem vai lembrar que a praia é de pedras. Há até mesmo esteiras e tapetes conectando as espreguiçadeiras até bem perto do mar para que as pessoas não tenham que andar muito pelas pedras.

Adicione à isso a não ter preocupações sobre onde deixar suas coisas enquanto toma um mergulho. Bem quando estávamos lá aconteceu de uma família ir passar o dia com o filho paraplégico na parte pública da praia de Nice e quando voltaram a cadeira de rodas já não estava lá. Ou seja, não é porque é Europa que não é necessário estar atento!
Mas, claro, que se vc não quiser nada disso de “praia particular”, e preferir simplesmente levar sua canga e esticar na praia também não há problema algum. Inclusive vimos muita gente fazendo isso! Entre um beach club e outro há sempre uma boa faixa para quem quiser fazer isso mesmo.

Também é verdade que há muitos beach clubs espalhados pela orla. Muitos mesmo! Como disse nesse post aqui, que um dos critérios pra escolher um beach club é o cardápio! Em todos a “especialidade” era o vinho rosé muito gelado, mas também há outras bebidas. Quase todos servem comida mediterrânea, mas há alguns que servem até sushi.

Mesmo que você não queira ir pro beach club pra aproveitar a praia em si (ficar na espreguiçadeira tomando sol) vc pode comer no beach club e aí funciona como um restaurante mesmo e vc paga só pelo que consumir.

Os preços são mais ou menos similares, alguns mais caros e outros mais baratos. Alguns cobram pela toalha e guarda-sol, mas na maioria estão inclusos. Quase todos também tem banheiros com chuveiros e vestiários. Então escolhemos beach clubs de acordo com cardápio que agradasse e com toalhas e guarda-sol inclusos. Simplesmente fomos andando pela orla e escolhemos o que mais nos chamou atenção.
E foi por causa dos beach clubs que adoramos nossa experiência em Nice! Até trocamos um dia em Vence e Grasse por simplesmente ficar na praia e aproveitar o sol (ainda mais depois de 8 meses de inverno em Luxemburgo, com chuva quase que diariamente!).

Em Cannes, a experiência é bem similar. A diferença é que a praia é de areia e, por isso, Cannes é bem mais lotada que Nice. Mas fora isso os beach clubs oferecem os mesmos serviços que em Nice.

Cannes também tem algumas áreas de praias públicas, mas estavam abarrotadas de gente quando fomos. E ainda era maio (teoricamente fora da alta temporada!)

Então, eu acho que se sua ideia for passar o dia todo na praia, os beach clubs são praticamente um investimento. Pra nós, foi imprescindível e valeu muito a pena!
Olá, bom dia ! Você poderia me passar indicação de beach clubs em Nice que você foi, que foi mais em conta e que não paga para usar as espreguiçadeiras e guarda sol? Obrigada
CurtirCurtir