Continuando a série da França, o post de hoje é de um dos lugares mais visitados do país. Aliás, o segundo mais visitado após Paris! Se no passado artistas como Monet e Renoir viajando usando os novos trens rumo à Normandia, hoje hordas de turistas pegam o TGV ou ônibus de excursões todos os dias rumo à St-Michel, vilarejo na divisa das regiões da Normandia e da Bretanha. O lugar recebe mais de 3 milhões de turistas por ano. Então já prepare o psicológico pra ver muita gente!

Ao contrário do que possa parecer, o Mont Saint-Michel não é um castelo ou igreja. Na verdade, trata-se de um vilarejo medieval fortificado em uma ilha. No topo (após muitos e muitos degraus!) fica a abadia, elevada em homenagem à São Miguel Arcanjo.

Por séculos, o lugar resistiu à invasões, particularmente da Inglaterra e, por isso, se tornou um símbolo de resistência francesa. Isso se deu devido à sua posição geográfica, que faz com que na maré baixa o lugar seja apenas arenoso e na maré alta se torne uma ilha isolada do continente. As chamadas “marés galopantes” chegavam à até 15metros de altura rapidamente, e da mesma forma que chegavam também iam embora. Por isso a travessia era tão perigosa.

Finalmente, decks, barragens, uma estradinha de acesso foram construídos, garantindo o fácil acesso ao longo do ano todo ao Mont St-Michel. Todavia, isso provocou o assoreamento do entorno do Monte e faz com que ele se torne uma ilha apenas em alguns dias ao ano. Então, ver a dança das marés exige um certo planejamento, e também um pouco de sorte.


Nós sabíamos que estaríamos na Páscoa de 2019 na França e que pretendíamos ir até o Saint Michel. Como queríamos ver a maré alta (se possível fosse) eu analisei o calendário e marquei nossa ida pra lá bem nos dias com alta possibilidade de maré alta. Entrando no site oficial de turismo, há um calendário que mostra o nível da maré durante todos os dias do ano. Um coeficiente maior que 100 indica uma alta chance da maré ficar bem alta e o Mont St-Michel se tornar uma ilha completa por cerca de 1h. Para observar o fenômeno da maré alta, você deve chegar umas 2 horas antes dos horários indicados e achar um espaço em alguma mureta em meio à multidão! E aí é só esperar.
Tivemos a sorte de conseguir pegar uns dos dias de maré mais alta do ano. E realmente a velocidade com que a maré sobe e toma tudo em volta é impressionante! A gente achou nossa mureta e ficamos lá esperando. De longe víamos um grupo de turistas voltando de um tour pelas areias em volta. Há tours guiados para andar nas areais, já que pode ser perigoso se aventurar sozinho (risco de areia movediça ou de subida de maré). Alguns momentos depois víamos uma foca nadando no mesmo lugar que 1h antes havia esse grupo andando!
E ali ficamos muito tempo. Tanto vimos a maré subir e o Mont St-Michel se tornar uma ilha, como tb vimos a maré começar lentamente a baixar. Realmente, um espetáculo das águas!



Como nos hospedamos próximos do Mont (depois vou fazer um post só sobre o hotel), ficamos ali vendo as marés, até que bateu aquela fominha e fomos jantar (num restaurante taaaao bom que tb vai ganhar um post próprio!). Quando terminamos o jantar a maré ainda estava muito alta, as pessoas já haviam partido, ainda havia muita luz solar (em meados/final de abril o sol de põe quase às 22hs) e o Mont St-Michel era nosso!
Depois foi só andar de volta pela estradinha que liga o continente à ilha, com a brisa no rosto e ainda contemplando as águas dançarem só pra gente…







Olá, boa tarde!
Pretendo ir em março/24 e coincidentemente pegaremos a época de maré cheia… mas tô com uma dúvida, depois que ela enche quanto tempo depois ela baixa? No dia que irei tem previsão de maré alta às 08h e as 19h30, gostaria de apreciar do lado de dentro mas tenho receio de ficar ilhada e perder meu transporte de volta rsrs
CurtirCurtir
Olá Patricia. Se me lembro bem, não há motivo para preocupação. Hoje em dia é possível entrar e sair mesmo na maré alta, pois foram feitas algumas obras justamente para evitar que as pessoas ficassem completamente ilhadas. Tanto que nós nos hospedamos fora do Monte e vimos a maré alta e depois fomos andando para o hotel.
CurtirCurtir
Ahhh, bacana então! Muito obrigada por responder…
CurtirCurtir