
A pequena Giverny fica bem perto de Paris, o que dá um bate e volta perfeito pra um dia mais tranquilo na capital francesa. É um local símbolo do impressionismo.

Monet viveu de 1883 até sua morte em 1926 nessa pequena vila rural, em uma casa cercada por jardins repletos de flores , agora conhecida como Maison et Jardins de Claude Monet (Casa e Jardins de Monet).

Sua casa e jardins serviram de inspiração para seus famosos quadros. Alguns deles encontram-se em exposição no recinto. Além dos quadros e da casa, que conta com parte da mobília originária, o que impressiona mesmo são os jardins.


É inegável que o jardim é a grande estrela do lugar! Ali vc vai poder encontrar a famosa ponte japonesa, retratada em vários de seus quadros, como também as vitórias régias. Fomos na primavera e o jardim estava repleto de tulipas, narcisos e rosas.



Giverny na prática

Por falar nisso, o local fecha durante parte do ano, abrindo mais ou menos um pouco antes da Páscoa até meados de outubro. As datas e o horário de funcionamento podem ser encontradas no site.
Para chegar lá tem que pegar o trem a partir da estação Gare St.-Lazare até Vernon e depois um ônibus até Giverny. O local de partida do ônibus é em frente à estação de trem. No total, vc vai gastar 40 euros de transporte + 10 do ingresso.
Teoricamente, o trem é casado com o horário do ônibus. São apenas 4 ou 5 ônibus ao longo do dia, que passam a cada 2 horas aproximadamente. Uma amiga que tinha ido me disse que o ônibus não passou e eles tiveram que esperar mais 2hs pelo próximo.
Por isso, resolvemos ir de excursão mesmo. A excursão custava 45 euros e nos deu o tempo suficiente pra visitar a casa e os jardins com calma. Usamos novamente a France Tourisme, que iríamos usar pro tour no Vale do Loire nessa mesma viagem.
Mandei um email perguntando quanto tempo teríamos lá e disseram que seria de 1:30 à 2hs. Parecia pouco e, no fim, realmente ficamos 2hs, mas foi o suficiente.
Há o Passeio do Impressionismo, vendido pela TGV, em que há um trem decorado e o bilhete dá acesso à outras atrações e paradas, mas só é vendido no verão.
