Belfast: Titanic, história e mais um pouco de Guinness

IMG_7288-2.JPG

Para fechar nosso roteiro pela Irlanda, só restava passear por Belfast.

Infelizmente os dias estavam chuvosos, o que não ajudava na hora de andar pela cidade. Mas aproveitamos o pouco tempo que tínhamos para conferir algumas das principais atrações da cidade e tomar mais Guinness!

Belfast é conhecida principalmente pelos conflitos na Irlanda do Norte (período conhecido como “The Troubles”), por abrigar os estúdios de filmagem de Game of Thrones (que serão abertos a visitação depois do fim da série) e por ser o local de construção do lendário RMS Titanic, famosa embarcação “inafundável” que afundou em sua viagem inaugural!

Europa Hotel

Europa Hotel chegou a ser conhecido como o hotel mais bombardeado do mundo.

“The Troubles” é o nome do período da segunda metade do século XX, que marca o conflito entre a população protestante anglicana que deseja que a Irlanda do Norte permaneça parte do Reino Unido (os “lealistas”) e a minoria católica que deseja a independência e reunificação com a República da Irlanda (os “nacionalistas”). Foi um período sangrento, de pesados conflitos na Irlanda do Norte. Hoje em dia, há relativa paz, mas as marca do conflito perduram. Em Belfast, é possível ver os “Muros da Paz” (“Peace Walls”), que nada mais são do que muralhas que dividem vizinhanças para separar os católicos dos protestantes. Esses muros ainda existem, com portões fechando certas passagens depois de certo horário pra manter as duas comunidades separadas.

Gates_in_the_'Peace_Line'

Fonte: Wikipedia

Andando entre as duas vizinhanças, é possível ver murais e grafites mostrando eventos dos conflitos, pela perspectiva de cada lado. Também é possível notar como o lado nacionalista usa o Gaélico Irlandês, completamente ausente em todo o resto da cidade, já que os lealistas não se identificam como irlandeses. É uma área bem triste de se visitar, onde a memória do conflito permanece viva e presente.

E com a iminência do BREXIT, há boas chances do conflito reaquecer, já que um dos pontos mais sensíveis da discussão é a fronteira das duas Irlandas, que no momento não existe graças a existência da União Europeia.

IMG_7305-2.JPG

Belfast também é conhecida por sua história náutica, e nas últimas décadas buscou capitalizar essa história para fins turisticos, com revitalização de sua zona portuária e a criação de um museu dedicado a história do RMS Titanic, na mesma área onde a embarcação foi construída.

IMG_7313-2

E vale a visita! O museu conta um pouco da história da cidade e do início da construção de navios, antes de entrar na atração principal: a história da construção e viagem inaugural do RMS Titanic.

É tudo bem moderno, com reconstruções das cabines, vídeos com simulações em 3D do interior do navio, permitindo fazer um “tour” pelo Titanic, e muitos detalhes sobre os eventos que levaram ao naufrágio e as investigações que sucederam o evento.

Também conta com muitas imagens e vídeos das missões que exploraram os restos do naufrágio, com mostras interativas sobre o que encontraram espalhado pelo chão do oceano.

IMG_7289-2

Imediatamente em frente ao museu fica o Titanic Plaza, uma enorme praça que é o porto seco onde o RMS Titanic e sua embarcação irmã, RMS Olympic, foram construídos e de onde zarparam pela primeira vez. Eles demarcaram ao longo da praça usando um tracejado no chão, toda a extensão das embarcações. Dá pra ter uma ótima ideia do quão enorme eram.

IMG_7309-2

Vale caminhar pelo centro da cidade. O prédio histórico da prefeitura é aberto a visitação e serve de museu sobre a história da cidade.

IMG_7343-2IMG_7352-2

E, como não poderia faltar, vale conferir os Pubs de Belfast! No centro da cidade é possível visitar alguns Pubs bem antigos, como o Crown Liquor Saloon, que esta ali desde 1826 e Robinson’s Bar de 1895.

IMG_7373-2

IMG_7369-2.JPGIMG_7388-2 IMG_7381-2.JPG

Os dois ficam um ao lado do outro, são muito bonitos e bem preservados e valem a visita para comer uma boa comida típica de bar com uma bela Guinness!

Até a próxima, Belfast!

IMG_7366-2

Deixe um comentário