O interior do País de Gales! Castelos, vales, praias e ovelhas

Caerphilly Castle

Para nosso segundo dia no País de Gales, queríamos conhecer um pouco do interior do país.

O País de Gales é conhecido por seu território montanhoso, vastas planícies verdejantes, falésias, ovelhas e a maior concentração de castelos por metro quadrado do mundo. Além das belezas naturais e medievais, é um local de lendas e misticismo, em particular celtas e as lendas relacionadas ao Rei Arthur. Supostamente, Avalon ficaria no País de Gales, junto com a cidade natal de Merlin e o lago onde repousa a Excalibur!

Nosso roteiro era longo, começando cedo e terminando a noite, e passava pelas seguintes paradas:

  • Caerphilly Castle
  • Maen Llia
  • Roman roads
  • Melincourt Falls
  • Rhossili Bay

Um belo resumo do país, passando pelo interior e pela costa!

IMG_2086-2

Começamos o dia visitando Caerphilly Castle. É o maior castelo do País de Gales, o segundo maior do Reino Unido (fica atrás apenas de Windsor na Inglaterra) e um dos maiores da Europa. Foi construído ao longo de décadas entre 1200 e 1300d.C. e é a primeira fortaleza com defesas concêntricas do Reino Unido, alternando entre muros e água.

IMG_2017-2IMG_2040-2IMG_2049-2IMG_2069-2

Uma das principais atrações do castelo é uma torre cujo ângulo de inclinação é maior até do que o da Torre de Pisa.

Torre Inclinada

O castelo está em ruínas, mas é enorme e ainda muito imponente. Outra curiosidade é que tem grandes estátuas de dragões, o símbolo do país. Estas são modernas e fazem sucesso entre os turistas, e há filhotes de dragões espalhados por todo o castelo, para quem quiser se divertir procurando-os.

Finda a visita ao castelo, de volta pra estrada! A próxima parada seria para ver o Maen Llia, uma pedra ereta em um belo vale, que data da Idade do Bronze.

Maen Illia

É uma pedra de 4 metros de altura, perfeitamente ereta cuja função não se tem certeza, tampouco como ela foi parar alí, uma vez que a rocha tem uma composição vista em outras formações rochosas que ficam há uma boa distância dali. Ela é bem visível de longe, então poderia ser um marcador de estrada, ou talvez um local ritualístico. Mas ainda mais impressionante é o local, na base de um belo vale!

IMG_2104-2

Na mesma área é possível caminhar pelos restos de uma antiga estrada romana. Ainda é possível ver um pouco dos muros pela estrada.

IMG_2122-2

Aproveitamos para fazer uma parada para um café com bolinhos galeses, as margens de um pequeno rio no meio do nada.

IMG_2127-2

Energias recarregadas e alimentados, seguimos em frente para a próxima parada, a cachoeira de Melincourt. Tem 25m de queda d’água e demanda uma leve caminhada por uma trilha na floresta para chegar nela. É bastante bonita e vale muito a visita.

IMG_2139-2IMG_2157-2

Seguimos nosso caminho para a Baia de Rhossili. Essa área é conhecida como a melhor praia do País de Gales, com pelo menos 5km de praia de areia fina, além de um belo visual com falésias.

IMG_1054-2

IMG_2178-2

E é realmente muito bonito! As falésias aqui não perdem nada para as de Moher, na Irlanda, muito mais famosas e populares. Na verdade, a visita é até mais agradável, já que é significativamente mais vazio e mais fácil de aproveitar sem centenas de turistas querendo tirar fotos ao mesmo tempo e se amontoando em caminhos estreitos.

IMG_2196-2

Além disso, Rhossili (sinceramente, todo o país) está abarrotado de ovelhas. As ovelhas são uma parte importante da economia e cultura do país, e existem mais ovelhas do que pessoas no País de Gales!

Ovelha arco-iris

Elas podem ser vistas em todo canto, e frequentemente soltas por aí, podendo ser identificadas por seus donos pelas cores pintadas nela. Isso explica o visual peculiar, já que elas em geral são todas coloridas para facilitar a identificação!

IMG_2202-2

 

Informações práticas

Para fazer essa viagem, fechamos com a agência Real Wales Tour. O Tour é feito em uma mini-van, com uma capacidade máxima de 6 pessoas, então é bem privativo e permite aproveitar bem todas as paradas, sem precisar se preocupar com dezenas de pessoas tendo que voltar pra um ônibus.Vale mencionar que essa é uma pequena empresa local, e o tour é feito com a dona mesmo, que adora mostrar o país e conhecer pessoas de culturas diferentes!

 

Deixe um comentário