
Esse é o último de muitos posts sobre o Japão. Só posso dizer que era um lugar que o David que queria conhecer, mas que eu adorei! Superou em muito minhas expectativas! Não só pelo passado desse povo que esteve à frente de seu tempo inspira curiosidade, como também o presente que sabe combinar tradição e modernidade.


Apesar de tão moderno, a tradição se nota, não só nos rituais budistas nos muitos templos, como também no cotidiano. Todos fazem reverência e são muito educados.
São tão educados que o fato de não falarem inglês em geral, não atrapalha a comunicação. Como disse no post anterior, em um restaurante basta fazer a reverência e apontar o que quer pelas fotos do cardápio. Em uma loja, faça a reverência e mostre o que quer e seu passaporte que alguém escreverá o preço com desconto para turistas.
Ele são tão educados que quando estávamos em um ônibus em Quioto que passou pelo terminal para troca dos motoristas, o motorista antes de sair do ônibus fez uma reverência à todos os passageiros. O outro quando entrou, antes de fazer qualquer coisa, reverenciou todos os passageiros também. Incrível!

Há algo de inspirador nos japoneses. Parece que eles se dedicam a fazer tudo da melhor forma que puderem, de forma que isso se reflete em tudo. Comida simples e bem feita, ruas impecavelmente limpas, jardins perfeitamente arrumados e o mais eficiente transporte do planeta.
Em resumo, todos sorriem, fazem reverências, tentam ser quão prestativos podem e fazer suas tarefas da melhor forma possível. De forma que o que mais me surpreendeu no Japão não foram suas invenções futurísticas, a Tóquio pulsante, a Quioto do nosso Japão imaginário, mas justamente seu povo. Um povo capaz de se reerguer e de se reconstruir, de se modernizar constantemente, mas sem esquecer suas raízes.


Há tantas coisas lá que eu nunca compreenderei no Japão, mas há algo de diferente e de espiritual naquele lugar. Uma busca pela paz interior e pela perfeição que fica presente no ar.

O Japão foi um dos locais mais intrigantes que já conhecemos. Valeu muito a pena ir para o outro lado do planeta para conhecer a terra do sol nascente! Hoje está dentre nossas melhores lembranças de viagens…