Muito além do sushi: a comida no Japão

IMG_7385

Uma das coisas que mais gosto de fazer quando estou viajando é experimentar a culinária local. Como não é segredo para ninguém que tanto o David como eu amamos comida oriental, sabíamos que não teríamos grandes problemas nesse aspecto. Acho que justamente por ir sem medo, mas também sem expectativas, que a culinária japonesa e surpreendeu! Nós comemos bem demais por lá, e sem pagar muito por isso!

IMG_8509

Entretanto, para aqueles que pensam que no Japão só se come peixe cru, não poderiam estar mais enganados… Eu não faço ideia de qual foi a razão pela qual sushi, sashimi e niguiri se popularizaram no Ocidente como sendo comida japonesa pelo simples fato de que não é a comida habitual japonesa. Inclusive, foi uma dificuldade comer peixe cru, mas eu conto depois mais para o fim do post…

A comida no Japão é muito diferente do que se imagina aqui no Ocidente. Ao invés de sushis, comemos muito noodles, arroz, legumes, frango, sopas, gyoza, etc etc etc.

IMG_8054

Pelo equivalente a 10 euros sempre comíamos uma sopa, uma entrada e o prato principal. Na maioria dos restaurantes, água e chá verdes são servidos à vontade gratuitamente.

IMG_7243

Quase todos os restaurantes têm fotos dos pratos. A maioria dos restaurantes em que fomos foi meio na sorte. Víamos as fotos do lado de fora. Entrávamos e nos davam um menu também com fotos e a gente apontava o que queria. Sem saber lá muito bem exatamente quais seriam os ingredientes. O mais legal foi que experimentamos e descobrimos muita coisa boa!

IMG_7247

Inclusive, muito perto do nosso hotel em Quioto havia uma versão “fast food” em que acabamos comendo algumas vezes. Depois vimos que haviam vaaarios desse restaurantes espalhados pela cidade. Na entrada do restaurante fica a máquina em que você escolhe seu prato pela foto, coloca o dinheiro na máquina e recebe um tiquete.

IMG_7551

Aí você entra, entrega o tiquete para o atendente e alguns minutos depois sua comida aparece na sua frente! Prático, rápido e muito barato. Comíamos cada um por cerca de 5 euros ali. Uma beleza.

IMG_7553

Todavia, para quem quiser há locais mais requintados. Restaurantes como as steak houses. Tendo em vista que carne é algo caro lá, há restaurantes especializados em bons cortes de carne e que agradam turistas e locais a procura de algo mais fora do comum. Fomos na Steak House Pound Shijokawaramachi, uma das mais procuradas em Quioto. O David comeu um bifão e eu optei pelo noodles com tiras de carne. Delicioso!

IMG_8689

Essa Steak House fica bem perto de Gion. E muito próximo dali está essa lojinha que vende biscoitos e outros docinhos japoneses há mais de um século. Realmente vale uma paradinha ali para sair com um pacotinho (no mínimo de docinhos)!

IMG_8691

Há opções para todos os bolsos e gostos no Japão. Desde um fast food baratinho, até uma steak house, restaurantes pequenos familiares, buffet a vontade, etc.

Em Tóquio, gostei muito de um buffet a vontade localizado no Shopping Sunshine City em Ikebukuro.

Outra opção muito boa é fica no shopping Mitsukoshi. Haviam dois andares dedicados a comida e foi ali mesmo que comi uma das minhas melhores refeições no Japão: um belo Yakisoba servido na chapa. Infelizmente, não sei o nome do restaurante, até porque estava em japonês, mas era um dos restaurantes bem no canto do 11o ou 12o andar. Comida maravilhosa e com preço amigo, além de um simpático atendimento.

IMG_7199

IMG_7200

Esse é um outro problema. Fica difícil recomendar restaurantes porque a maioria deles tudo estava em japonês. Então até hoje não sabemos como se chamavam e apenas mais ou menos a localização.

Em resumo, se você é uma pessoa com baixo nível de frescura pode ir na boa pro Japão porque opções não irão faltar!

Fora isso, há muitas barraquinhas com petisquinhos. Aparentemente, a última moda por lá são essas barraquinhas de “crepes e tapiocas” que em nada parecem nem crepes e nem tapiocas!

IMG_7033IMG_7427

Outra coisa que o pessoal adora por lá é pão de queijo! Dá pra achar em qualquer 7Eleven (que tem aos montes)!

IMG_7686

 

E o sushi?

IMG_9150

Como eu disse, sushi, niguiri, sashimi e todas as demais opções de peixe cru não é exatamente o que os japoneses comem. Embora eu soubesse disso, ainda assim esperava ver alguns restaurantes nessa linha espalhados aqui e acolá. Mas qual o que… Vi pouquíssimos e esparsos!

Não é a toa que depois descobri que o tão famoso temaki se popularizou no Brasil quando um brasileiro viu um senhor que tinha uma temakeria perto de uma escola. Ele abriu com a ideia de que fosse uma comida rápida. Só que a coisa virou moda no Brasil, mas no Japão. Hot roll? Só no Brasil mesmo!

Enfim, mas eu não poderia sair de lá sem provar um sushi que fosse! E foi com esse espírito que fazendo uma busca no TripAdvisor que encontrei 2 que pareciam bons.

IMG_8669

O primeiro que fomos ficava a 5 minutos de caminhada do nosso hotel. Localizado nos arredores do Mercado Nishiki,o Musashi Sushi funciona em sistema de esteirinha. Você pega o que te interessar e depois paga o quanto consumir ao contar o número de pratinhos pegos. O local é bem grande, rotativo e não precisa de reserva.

IMG_9151

 

Já o segundo é Kikyo Sushi, um restaurante pequeno, familiar e que está na quarta geração de sushi men. A reserva é imprescindível! Um simpático rapaz vai te apresentar um deliciosa saquê, enquanto te dá o menu a la carte e faz sugestões. O pai desse rapaz vai fazer seu sushi ali na hora, enquanto a mãe prepara outras coisas. Afinal, apenas homens podem fazer o peixe cru (sem luvas) por causa da temperatura do corpo menos elevada.

IMG_9149

O Kikyo Sushi é mais caro que o Musashi, mas é uma experiência única na vida! Muito autêntico e saboroso, certamente vale a visita!

 

 

 

Deixe um comentário