
A cidade de Nara é uma das mais importantes da história do Japão. Inclusive, foi a primeira capital permanente do país. Por isso mesmo, tem um dos mais ricos legados culturais e atrai inúmeros turistas todos os dias.

Sem sombra de dúvidas, o local turístico mais visitado é o Templo Tōdai-ji, que data de 746. Aliás, também é um dos templos mais visitados de todo Japão. A principal razão para isso é que dentro dele está o Daibutsu (o Grande Budda). Construído a partir de 746, essa é uma das maiores estátuas de Buda feitas em bronze do mundo, tendo cerca de 15m. de altura, 437 toneladas de bronze e 130kg de ouro. Foi restaurado algumas vez, pois já perdeu a cabeça algumas vezes em razão de terremotos e incêndios.



Entretanto, o próprio templo já poderia ser a atração principal. Apesar de ali restar apenas 2/3 de sua construção original, ainda assim é considerado o maior edifício de madeira do mundo.


Essa construção faraônica, envolvendo do maior templo até então e do Grande Buda quase levou o país a falência. Trouxe dificuldades financeiras que levou o Japão a inaugurar uma nova era, em um estilo de vida mais voltado para a simplicidade.

Há outros pavilhões menores e Budas menores e um parque que completa o complexo. O mais legal é que vaaaaarios veadinhos vêm do Parque Nara (logo ao lado), e ficam circulando entre os turistas.


Tanto é que há inúmeras barraquinhas que vendem biscoitinhos para alimentá-los. Como eles já esperam ganhar os biscoitinhos dos turistas ficam seguindo pessoas, até mesmo avidamente! Vimos um que deu uma mordida na bunda de um turista, achando que teria biscoito no bolso. Então é bom tomar um pouco de cuidado com esses bichinhos. Inclusive há placas nesse sentido espalhadas por lá!

Há outros templos em Nara, mas nós nos “contentamos” com a visita ao Tōdai-ji e pelo Parque de Nara, pois queríamos voltar cedo para Quioto, pois iríamos ver uma apresentação de kendo às 17hs, que é assunto para um próximo post. Passamos ali algumas horas e foi o suficiente para o que queríamos fazer. Então deu um bate-e-volta bem tranquilo desde Quioto.

Nara na prática

Para chegar lá usamos nosso JR Pass. Pegamos o JR Line Miyakoji Rapid Train, que é a conexão mais rápida entre Quioto e Nara, levando apenas 45 minutos. Há um outro trem, bem mais lento, que também vai para Nara. Esse trem lento é o mesmo que te leva para Fushimi Inari, e como ele para nas 21 estações no percurso, demora muito mais para chegar lá. Então vale a pena checar horários e prestar atenção para não pegar o trem errado. O trem rápido tem uma boa frequência de horários também.
Chegando na estação central de Nara, pegamos um ônibus comum que nos deixou praticamente na porta. Há também um ônibus turístico que passa nesse templo e nos outros.
O valor da entrada do templo + Buda é 1000yenes.