
Miyajima, também conhecida como Itsukushima, é uma pequena ilha que situa-se na província de Hiroshima. É um dos locais mais visitados do Japão por conta de sua paisagem. E não é mesmo para menos! Cercado por uma mata verde, seu famoso torii na maré alta parece flutuar sobre a água!


O primeiro torii foi ali construído em 1168, mas acabou sendo substituído algumas vezes. O último é oitavo e data de 1875, tendo 16,6m de altura. Nós demos sorte e fomos justamente quando a maré estava bem alta! Não é a toa que é o principal cartão postal da ilha!


Entretanto, Miyajima não é só esse grande portal. Como todos os outros toriis, representa o limite entre o mundo espiritual e o mundo humano. Por isso, como todos os outros também, está bem próximo de um templo, no caso, o Templo Itsukushima. Vimos o templo por fora, que realmente é bem bonito. Sequer entramos nesse templo, pois já havíamos visitado vários templos no Japão. Além disso, nosso tempo era escasso, já que ainda iríamos almoçar e seguir para Hiroshima e voltar para Quioto no mesmo dia.

Além desse templo, há um outro pequeno templo, uma pagoda, um museu de história e um aquário. No entanto, depois dos toriis, o que mais chama atenção são seus habitantes de quatro patas, que estão em toda a ilha: os cervos!


Mansos e acostumados com as hordas de turistas que ali aportam, ficam sempre a espreita dos turistas, tendo roubar um biscoito, ou o que quer que seja. Bambis fofíssimos! São considerados mensageiros dos deuses.

Nossa visita na ilha não foi das mais longas. Logo que descemos do barco, vimos o torii e para lá nos encaminhamos, já encontrando muitos veadinhos pelo caminho. Depois vimos o templo por fora, batemos um pouco de perna vendo os outros pontos turísticos, uma rua comercial e até mesmo uma noiva chegando ao casamento!




Por fim, almoçamos e pegamos a ferry de volta porque ainda iríamos conhecer Hiroshima (assunto do próximo post). Os detalhes de como fazer um bate-e-volta a Miyajima e Hiroshima em um só dia você confere nesse próximo post aqui.