- Akihabara
Akihabara é a meca nerd! O distrito é conhecido por ser um centro de compras de video games, animes, figuras, bonecos, mangás e cosplay cafés. A maior parte de tudo isso está muito próxima à estação de Akihabara.

Curiosamente, durante o período da Segunda Guerra Mundial e de suas duas décadas subsequentes, ali já foi um mercado negro de eletrônicos. Talvez seja por isso que hoje tenham tantas lojas de eletrônicos por lá, como as gigantescas Yadobashi e Bic Camera. E talvez por isso seja um local tão voltado para tecnologia.

Assim, o local já era conhecido há décadas por ser um centro de compras high-tech, mas foi a paixão dos fãs pelas animações japonesas fez com que surgisse a cultura otaku. A influência desse movimento moldou o distrito Akihabara, em que prédios e lojas refletem esse interesse. Tudo está relacionado à animes, mangás e video games.


Quer comprar um jogo em pré-lançamento!? Lá tem! Quer comprar um jogo super antigo de 3 décadas atrás e super raro de encontrar!? Lá também tem! Ou seja, são zilhares de lojas para tudo que é canto apenas dedicadas à isso! É muito comum que apenas uma loja ocupe um prédio inteiro em que cada andar está dedicado a um tipo de produto.
Talvez a loja mais famosa seja a Super Potato que vende jogos antigos e raros, além de outras coisas relacionadas a isso. Cada andar dedica-se a um tipo de video game e um deles tem máquinas de fliperamas antigos para qualquer jogar. Outra é a Mandarake que ocupa um prédio inteiro e é especializada em bonecos, mangás e livros.
De quebra, comemos muito bem nessa birosquinha que não sei o nome (porque está em japonês e porque lá só falam japonês também). A comida desse pequeno restaurante é incrível de boa. Definitivamente, foi uma das melhores que comemos em toda nossa viagem pela Ásia. Não lembro o valor exato, mas a conta toda não deu mais que 10 euros para nós 2. O restaurante está bem próximo da loja Mandarake.


Nesse bairro não faltam opções para uma refeição, desde restaurantes assim bem pequenos japoneses até as grandes cadeias de fast food. Inclusive, também há diversos cafés completamente dedicados aos fãs de jogos, como, por exemplo, o de Final Fantasy e tantos outros.
Ademais, algo bem famoso e estranho por lá são os tais Maid Coffe em que as funcionárias ficam vestidas de empregadinhas domésticas francesas e atendem os clientes (majoritariamente homens) como se fossem seus mestres. Acabei não tirando fotos dessa bizarrice.
Como o David adora essas coisas nerds, soltei ele pelo distrito de Akihabara e fomos entrando em um monte de lugar que eu não fazia nenhuma ideia do que se tratava, mas de acordo com ele era algo super raro, ou super legal, ou isso ou aquilo hahaha… Então, se você se interessa por isso, esse bairro foi feito para você. Se não se interessa, também não tem problema. Afinal, é tão diferente, tão parte da cultura deles e tão de fácil acesso que não custa dar umas voltas por esse distrito.
- Ikebukuro
Não fomos a Ikebukuro no mesmo dia, mas como tem um interesse relacionado acabou ficando no mesmo post. Lá também é outro centro de compras para quem curte essas coisas.
Nesse bairro, basicamente fomos no Shopping Sunshine City. O shopping é tão grande que conta com um aquário, dois parques de diversões (NamjaTown e J-World Tokyo) e , é claro, muitos restaurantes e lojas. Embora tenhamos ficado interessados acabamos não entrando no aquário porque a fila estava gigantesca.
A razão pela qual fomos foi a Pokemon Center, uma loja inteiramente dedicada ao universo do desenho. Ali vende de tudo que se possa imaginar do Pokémon!
Saímos com alguns cacarecos de lá, inclusive um Pokémon dormindo que já está na nossa cama.

Ficamos algumas horas andando por esse shopping e almoçamos ali mesmo. Escolhemos um restaurante buffet que servia vaaárias comidas típicas japonesas e que também tinha um preço bem amigo.
A parte do shopping também fomos em uma livraria enorme, chamada Book-Off . Essa loja tem em outros lugares, mas foi somente nessa unidade que o David comprou um livro nerd em inglês também super raro. Há um grande acervo de livros em inglês, dvds e discos em vinil para todos os gostos também.