
Shibuya situa-se ao lado de Shinjuku e é um dos mais bairros mais conhecidos de Tóquio. No passado, ali esteve o castelo da família Shibuya. Hoje, o lugar revela modernidade e é ali que também está o cruzamento mais famoso do planeta!
Ali vemos uma multidão composta por todo tipo de gente. São trabalhadores, executivos, estudantes, turistas, etc, cruzando essa larga avenida ao som de diversas propagandas vindas dos prédios. Há uma certa poluição visual e sonora, como em toda a Tóquio, mas que é justamente o que desperta a curiosidade e nos encanta nesse espaço tão metropolitano!

Assim que o sinal abre para os pedestres, as pessoas circulam ao mesmo tempo em várias direções. Nesse cruzamento, cinco ruas se encontram, havendo 8 semáforos que fecham ao mesmo tempo. Logo em frente está e uma estação de trem e outra de metrô, fazendo que a todo tempo cheguem e saiam centenas de pessoas simultaneamente!

Uma dica é ver o cruzamento a partir do Starbucks, enquanto se toma um café. Todavia, há quem reclame que é difícil conseguir um lugar junto a janela. Não foi o que fizemos. Acabamos vendo na saída da estação de trem do JR.
Entretanto, não é só pelo cruzamento que Shibuya tornou-se conhecida. Ali também está a estátua do cachorro Hachikō. A história do cão foi adaptada para o filme “Sempre ao seu lado”, interpretado por Richard Gere. Além desse, também há a versão japonesa do filme. Hachikō era da raça Akita e ficou muito conhecido por sua fidelidade ao dono.

O cão acompanhava o professor Ueno até a estação de trem de Shibuya todos os dias, quando esse se dirigia à universidade para dar aulas. Em 1925, o professor veio a falecer. Hachikō foi dado aos familiares do falecido, mas fugiu várias vezes para Shibuya. Percebendo que seu dono não residia mais ali, passou a esperá-lo na estação de trem. Por dez anos, o cão aparecia ao final da tarde, aguardando seu dono. Algumas pessoas que ali trabalhavam e já conheciam o cão ficaram tocadas e passaram a alimentá-lo. O cachorro faleceu apenas em 1935 em frente a estação de Shibuya.

Desde então, o fiel cão ganhou fama nacional e internacional, recebendo uma estátua de bronze em sua homenagem. Inúmeras pessoas passam por ali diariamente e tiram uma foto com sua estátua – inclusive nós.
Além do cruzamento e da estátua do Hachikō, Shibuya também conta com diversas lojas que fazem a alegria de locais e turistas, como, por exemplo, a Disney Store, a Apple Store e a gigantesca Tower Records com um imensa diversidade de CDs.
