Colmar

IMG_9009

Tal qual Estrasburgo, Colmar é uma cidade francesa da região da Alsácia. É bem pequena, contando com pouco mais de 60 mil habitantes. A cidade está próxima da Alemanha. Friburgo, por exemplo, fica a 50 km. Também está próxima da Suíça, já que a Basileia (Basel) está a 60 km.

Por isso mesmo, essa cidade mistura arquitetura alemã e suíça. Até porque, assim como Estrasburgo, mudou de mãos várias vezes. Desde cidade/região independente até domínio ora francês, ora alemão, a região tem uma identidade única, como falei nesse post aqui.

IMG_8992

O centro histórico está super bem conservado e parece uma Estrasburgo de bolso! Certamente, um dos locais mais fotografados é a Grand Rue (Grande Rua) e os arredores da Place Jeanne d’Arc (Praça Joanna D’Arc), em que há belas casas em enxaimel ao longo dela.

IMG_8963IMG_8950

Outro local de visita obrigatória é a Petite Venise (Pequena Veneza).  A graça que a partir desta pequena ponte, tem-se uma bela vista do bairro forrado com belas casas.

IMG_9027

 

Dicas práticas

Não há muitos pontos turísticos na cidade e o centro histórico é bem pequeno. Assim, algumas poucas horas são mais que o suficiente. Muitas pessoas gostam mais de Colmar que de Estrasburgo. Ao contrário, eu gostei mais de Estrasburgo. Então, se tiver que escolher onde passar mais tempo ficar em cada uma ou qual delas visitar, acho mais interessante Estrasburgo.

Nós fizemos um bate e volta de trem. As passagens podem ser compradas na maquininha e não é necessário comprar com antecedência. O trem parte a cada meia hora e a viagem também dura meia hora. O valor da passagem é 25 euros (ida e volta) e é necessário validar o bilhete. Pode-se voltar em qualquer outro horário no mesmo dia, ainda que o bilhete tenha horário de volta. Da estação central de Colmar até o centro histórico são uns 10 ou 15 min de caminhada.

Deixe um comentário