
A Alsácia (Alsace em francês) é uma região na região nordeste da França, junto às fronteiras da Alemanha e Suíça. Por isso mesmo, a Alsácia é uma região muito peculiar da França, pois mescla características francesas, alemãs e suíças.

Os celtas já habitavam a região quando no ano de 58 a.C. os romanos a dominaram. Devido às propriedades do solo, os romanos estabeleceram a região como um centro de viticultura, característica da Alsácia até hoje. Os vinhos dali são muito recomendados pelos apreciadores da bebida e eu me incluo aí. Inclusive, para os apreciadores da bebida há a famosa Rota da Alsácia, que passa por diversas vinícolas da região ao longo do Rio Reno.

Com o declínio do Império Romano, a região passou a ser controlada pelos Alamanos, depois pelos Francos, pelo Sacro Império Romano-Germânico, novamente pelos Francos, mais uma vez pela Alemanha até, enfim, voltar ao domínio francês com o fim da 2a Guerra Mundial. E justamente esse troca-troca no domínio deu a essa região características únicas que a tornam diferente de todo o resto da França. Por lá, ainda existe o dialeto alsaciano, a culinária mistura chucrute com crepe e a arquitetura tende ao estilo alemão/suíço com suas casas de enxaimel.


Nós passamos 3 deliciosos dias e noites na região, sendo que em todas elas ficamos hospedados em Estrasburgo. Um dia dedicamos para Estrasburgo, outro para Colmar e outro para Obernai, que serão assunto dos próximos posts.
Além disso, a partir de lá pode-se conhecer a Floresta Negra na Alemanha, que inspirou tantos contos de fada. Acabamos decidindo não ir, pois não estávamos de carro, não queríamos alugar e ir de transporte público era meio inviável pois envolvia trocas de trem/ônibus e poucas opções de horário.

Nossos dias por lá foram bem tranquilos, pois é uma viagem em que o foco não é bater ponto em pontos turísticos, mas simplesmente aproveitar as cidades bonitinhas e a boa culinária. Então, passamos alguns dias apenas flanando por ali sem muito compromisso. Afinal, é tudo muito lindo e fofo.Inclusive, Estrasburgo é tão fofinha que foi justamente seu centro histórico que serviu de inspiração para a vila da Bela (de A Bela e a Fera).
Nós adoramos! Entrou para a lista de lugares que queremos voltar, especialmente Estrasburgo!

Alsácia na prática
Na época, fomos de ônibus a partir de Luxemburgo. Pagamos 6 euros ida e volta no total para nós dois com o Mega Bus UK. Entretanto, parece que não há mais essa rota. De toda forma, o trajeto pode ser feito de trem TGV. A partir de Paris a viagem dura 1h45m e custa 50 euros ida e volta se comprado com boa antecendência. A partir de Luxemburgo a viagem dura 1h20m e custa 30 euros também se comprado antecipadamente. Por lá, também fizemos tudo por transporte público, mas isso também vou detalhar nos próximos posts.
Ficamos hospedados no Comfort Hotel Strasbourg Montagne Verte, que eu recomendo mais ou menos. O quarto era relativamente pequeno (como todas na França), o chuveiro saía pouca água e não havia ar-condicionado, sendo que fomos no verão. Por outro lado, na altíssima temporada pegamos uma promoção no booking e pagamos 40 euros com café da manhã incluso! O atendimento era bom e o restaurante do hotel também, com ótimo café da manhã e jantar. Ou seja, foi um ótimo negócio. Então eu recomendo se estiver com um bom preço e você não se importar tanto com conforto. O hotel fica a uns 20 ou 30min de caminhada do centro histórico, mas que é uma caminhada agradável beirando o rio. Além disso, há uma estação do tram a um quarteirão e pode-se comprar passagens com desconto a partir de 2 pessoas.