
Dubrovnik fica ao sul da Croácia, sendo conhecida como a Pérola do Adriático. E isso não é a toa: a cidade realmente tem uma beleza natural e arquitetônica deslumbrante! No passado, também já foi chamada de Atenas Eslava, pois em uma época que imperava a barbárie em toda a região, Dubrovnik já despontava com um referencial artístico e cultural.
Já pertenceu ao Império Bizantino, à República de Veneza e ao Reino da Hungria. Isso levou a cidade a se fortificar com a finalidade de tentar se proteger de possíveis invasões. A cidade se desenvolveu através do comércio marítimo e é por isso mesmo que é possível ver ciprestes por todos os lados em que se olha. Diz-se que, como os navios era construídos a partir da madeira de tais árvores, cada morador deveria plantar uma centena de ciprestes ao longo de sua vida no mínimo. Dessa época de ascensão de Dubrovnik, restou a bela cidade antiga, que hoje é Patrimônio Mundial da Unesco.


A cidade antiga, também chamada de Stari Grad, é linda e bem medieval. Toda preservada e em um estilo mais italiano. Todas as casas construídas em pedras clarinhas, janelas verdinhas, o chão de mármore refletindo o sol. Ainda, à sua frente está o belo Mar Adriático com suas águas azul-turquesa; atrás, uma cadeia de montanhas e, por todos, os lados ciprestes. Ou seja, um lugar que de tão perfeito nem parece real!

Viemos de Cavtat de barco e não fizemos nenhum roteiro. Assim que entramos pelo portão Ploče, já nos deparamos com tudo isso que descrevi acima. Saímos caminhando pela rua Stradun, que é a principal da cidade.

Portão Ploče

Stradum
A rua Stradum é bem pequenininha em 5/10 min é possível andá-la toda. Por isso mesmo, fomos nos metendo em vielinhas, meio que sem rumo e apenas apreciando a cidade sem nos preocuparmos em vermos todos os pontos turísticos.



Fanáticos que somos por Game of Thrones já reconhecemos de cara vários pontos de filmagem e saímos comparando realidade versus série. Todavia, também não nos preocupamos em sair procurando tudo, já que faríamos um walking tour de Game of Thrones em Dubrovnik, que será o assunto do próximo post.



Passamos o dia na cidade e, um dia, realmente é o suficiente para conhecê-la. Acabamos voltando outro dia para o tour de Game of Thrones, mas se você optar por ficar uma semana nessa região vai ter opções de passeios para todos os dias, que foi o que fizemos.
A cidade antiga é bem pequena e, por isso mesmo, dá para conhecer tudo em um dia só, incluindo-se o tempo para subir e andar toda a muralha. Deixamos para subir a muralha no último dia de viagem, quando voltaríamos pela 3a vez à Dubrovnik. Acontece que preferimos ficar tomando sol no hotel, com uma vista maravilhosa do Mar Adriático. Estávamos um pouco cansados depois de toda nossa andança pelos Balcãs.
Além disso, teríamos que ir e voltar de Dubrovnik de olho no relógio, sendo que já havíamos subido o Forte de St Lawrence no tour de Game of Thrones, que é o ponto mais alto da muralha, e visto outras vistas de Dubrovnik por cima. Por isso mesmo, acabamos desistindo, já que seria um pouco corrido e cansativo pra ver um pouco mais do mesmo. No entanto, para quem quiser, o valor do ingresso é de 150 kunas (20 euros aproximadamente) e é vendido perto do Portão de Pile, sendo que há várias entradas para a subida.

Dubrovnik surpreende tanto pela beleza natural e arquitetônica, quanto pela quantidade de turistas. Fomos na segunda semana de maio, que ainda está longe da alta temporada, e já sentimos o lugar quase lotado. Ficamos imaginando no pico do verão (e pico do calor) com zilhares de turistas circulando por essas ruas estreitas. Então, se Dubrovnik tem uma lado negativo, talvez seja esse. Isso porque todo mundo já descobriu essa cidade charmosa, especialmente depois de Game of Thrones e os turistas disputam espaço.
Isso nos fez mais certos de que escolhemos bem ficando afastados de toda a confusão de Dubrovnik, ao escolher um resort em Cavtat. Assim, conseguimos ver Dubrovnik, mas voltar no fim do dia para um lugar bem sossegado.



De toda forma, mesmo conhecendo apenas um pedaço da Croácia, por tudo que vimos lá, e por todas as pesquisas feitas e as fotos que vimos de outros lugares, de fato, Dubrovnik é a cidade mais bonita da Croácia e merece a alcunha de Pérola do Adriático. Com certeza, é um destino que deve estar na lista de desejos para casais em viagens românticas, fãs de Game of Thrones, apreciadores de história, de beleza natural ou viajantes em geral.