Bergen

A nossa viagem para Escandinávia nāo poderia deixar de incluir a Noruega. Teríamos alguns poucos dias entre o show do Coldplay em Copenhagen e o embarque no cruzeiro russo maluco em Estocolmo. Assim, queríamos conhecer uma cidade que fosse a cara da Noruega e que nos permitisse ver os fiordes. Após pesquisar sites e blogs, descobri que Bergen deveria ser nosso destino!

Bergen é a antiga capital da Noruega, sendo a segunda maior cidade do país com seus 250 mil habitantes. A cidade surgiu ainda na Era Viking. Sendo assim, nāo é uma capital moderna, como Oslo, mas uma daquelas cidades bem típicas e está bem próxima dos famosos fiordes com diversos passeios para conhecê-los. Fechou Bergen!

img_4544

img_4534

Assim que chegamos em Bergen, deixamos nossas malas nos hotéis e já saímos para pegar nossos tickets para o passeio nos fiordes (depois darei detalhes mais práticos sobre isso). Ah e que cidade bonitinha!

Um pequeno adendo, ainda bem que a cidade é bonitinha mesmo porque os noruegueses que conhecemos nāo eram exatamente as pessoas mais simpáticas do mundo! hahahha Vai ver foi azar.

Bem, mas vamos ao que interessa: afinal de contas, o que Bergen em si tem a oferecer!?

Como dizia, chegamos e já fomos bater perna, começando pelo pequeno porto (foto acima), mercado de peixes e depois fomos logo ver as casinhas de Bryggen. Essas casas datam mais de 500 anos e ainda estāo de pé.

img_4550

img_5092

Algumas dessas casas foram destruídas após um incêndio, mas boa parte ainda continua de pé. Com exceçāo daquelas que estāo interditadas por segurança, a maioria das casas hoje funcionam como lojas de souvenir, de roupas, etc. Enfim, tornou-se um ponto comercial charmosissímo.

Foi entāo que o tempo mudou e uma chuvinha chatinha começou. Aproveitamos e paramos para comer a típica comida norueguesa no mercado de peixes.

img_4568

Ah, vale dizer que Bergen é conhecida como a cidade mais chuvosa de toda Europa. E olha, eu acredito. Em todos os dias que ficamos lá, choveu um pouco. Pelo menos nāo choveu durante o passeio pelos fiordes, que foi todo o objetivo de ir para lá!

Enfim, depois que a chuvinha parou e já havíamos almoçado, continuamos a andar pela cidade. Como nāo tem taaanta coisa assim para conhecer, um dia é o suficiente para andar a cidade toda. Todavia, como teríamos 2 dias inteiros para explorar a cidade, excluindo-se o dia dos fiordes, fizemos tudo com toda a tranquilidade do mundo.

No dia anterior ao que iríamos embora, já mais familiarizados com a cidade aproveitamos para subir uma das sete montanhas que envolvem a cidade. Como de novo estava uma chuvinha que nāo fazia esforço de parar, optamos por ir ao Floyen.

O Floyen é um bondinho que leva até o alto de uma das montanhas, dando acesso a uma vista muito legal da baía de Bergen.

img_5062

Lá em cima, se o tempo permitir, há uma pequena trilha (de apenas alguns minutos de caminhada) que leva a um belo lago. Compramos um chocolate quente e ficamos um tempinho no lago =)

img_5079

Andando pela cidade, acabamos parando em um restaurante de comida mexicana. O que mais no chamou atençāo, além da comida, foi o cartaz na porta de entrada:

img_5014

E quem foi mesmo que disse que noruegueses nāo têm senso de humor!?

Deixe um comentário