Estocolmo na prática

img_5153

Já comentei no post Viajando bem e barato pela Escandinávia um pouco sobre os custos e algumas dicas práticas, mas resolvi fazer esse post mais completinho. Digamos que seja um pequeno guia para quem for visitar Estocolmo.

Primeiro, o deslocamento. Estávamos vindo de Bergen (Noruega), entāo fomos de aviāo para o aeroporto de Arlanda, que fica a 40km de Estocolmo. Para seguir para Copenhagen, pegamos o trem. Recapitulando, ficou assim:

  • Bergen para Estocolmo: aviāo, também com as SAS Airlines. – A Norwegian Airlines é a low-cost nórdica e estava um pouco mais barata. Mas como teríamos que despachar bagagem e pra Estocolmo ela vai pra um aeroporto a cerca de 100km, só acessível por ônibus, no fim nāo valia a pena.
  • Em Estocolmo pegamos o St Peter Line Cruise, posteriormente também retornando a Estocolmo.
  • De Estocolmo para Copenhagen optei pelo trem numa viagem super tranquila de 5 horas, já que o trem era muito confortável. Comprando com meses de antecedência, consegui pagar 20 euros. Comprei no site da SJ, empresa de trem sueca que faz o trecho. Vez que os aeroportos de Estocolmo sāo distantes da cidade e ainda temos que chegar com uma hora de antecedência pelo menos, achei que faria sentido simplesmente pegar o trem, já que estaríamos hospedados próximos da estaçāo central. Além disso, só o valor do trem para o aeroporto era o mesmo que eu pagaria nas passagens para Copenhagen!

 

Arlanda Express – o trem que liga o aeroporto à estaçāo central

Do aeroporto para a estaçāo central pegamos o Trem Arlanda Express. O trem sai do aeroporto sem paradas até a central station, entāo é super rápido e confortável. Há trens a cada 20 min. Quando fomos estava bem vazio, apesar de ser alta temporada.

Como tudo na Escandinávia, o trem nāo é exatamente barato. Pelo que me lembro o valor era 30 euros cada perna para um percurso de 20 min! Pois é, isso tudo mesmo! Mas como também comprei com uma antecedência de 2 meses pagamos metade do preço. Ou seja, praticamente o mesmo valor do ônibus, mas como muito mais conforto (também há ônibus que fazem esse trajeto).

Para a ida ao porto, também haviam alguns ônibus que iam em alguns horários esparsos. Mas como estávamos com malas, e a distância nāo era tāo grande assim, usamos táxi mesmo, tanto na ida, quanto na volta.

Hotéis 

Em Estocolmo ficamos primeiro no Comfort Hotel Stockholm, pagando 60 euros na diária! O quarto era bem pequeno, mas ficava ao lado da estaçāo. O diferencial é que fica exatamente ao lado da saída do trem que liga o centro ao aeroporto.

Quando voltamos a Estocolmo ficamos no HTL UPPLANDSGATAN, que eu recomendo muito (gostei muito mais que do Comfort) e foi uns 70 e poucos euros. Quarto ótimo, chuveiro poderoso, hotel moderno e confortável, localizado a uns 500 m da estaçāo central. Se um dia voltar a Estocolmo, certamente ficarei nesse hotel novamente.

Deixe um comentário