Estocolmo

Indubitavelmente, foi a cidade da Escandinávia que mais gostamos! Foi amor à primeira vista! E tem tanto para se falar de lá que nem sei muito bem por onde começar!

Estocolmo foi construída sobre 14 ilhas e tem uma arquitetura linda extremamente bem conservada. Fomos no verāo e encontramos uma cidade linda/maravilhosa! Quer mais!? Um povo agradável, restaurantes legais, parques arborizados e museus. Ah, e mais um atrativo: tudo a preços acessíveis – em termos de Escandinávia, claro! Voilà: a viagem nāo tem como decepcionar!

img_5152

É muito comum ouvir que tal cidade da Europa é a Veneza do Norte. Todavia, Estocolmo realmente merece a alcunha, pois sāo tantas pontes que realmente nota-se a similaridade. Mas na boa, quer saber, gostei mais do que a própria Veneza original – bem mais! Até porque Suécia é Suécia né! O nível de desenvolvimento, de organizaçāo e de educaçāo é outro. Além de nāo me sentir claustrofóbica por estar o lugar entupido de pessoas em todos os cantos como na Veneza dos italianos, e olha que viajamos na baixa temporada para Veneza e na alta para Estocolmo. Em resumo, acho que também por serem ilhas e nāo canais, tudo parece mais espaçoso e arejado, digamos assim. Por isso mesmo, simplesmente vagar pelas ruas e longas pontes já é viver um pouco a cidade.

img_5201

Uma viagem a Estocolmo é muito divertida sobretudo. Os suecos se orgulham de sua herança viking, convivem bem com a diversidade e sāo muito receptivos. E sāo muito carismáticos! (pelo menos os que conhecemos)

Bem, mas vamos ao que interessa: o que conhecer em Estocolmo!? A cidade para mim é daquelas para serem vividas. Aproveitar suas vistas e suas ruas tāo características. Ou seja, simplesmente caminhar pela cidade já é uma delícia. Além disso, como fomos no verāo, pudemos aproveitar os parques =)

Ademais, a cidade conta com um centro velho super bem preservado, com ruelas minúsculas medievais, cheia de cafés e diversas lojinhas. Ainda, tem uma livraria maravilhosa que também vende mil coisas nerds (na qual o David ficou algumas horas!). A livraria se chama Science Fiction Bokhandeln e vale muito a visita, especialmente se você é fā de Harry Potter, ou Senhor dos Anéis ou Star Wars! Inclusive, olha o que encontramos lá:

img_6408

Isso mesmo! Feijõezinhos de todos os sabores! E realmente o de vômito e cera de ouvido sāo horríveis! hahaha

Maaaas, claro que há mais que isso em Estocolmo! Para quem nāo quer ficar perambulando por aí, há vários museus pela cidade. Confesso que com uma cidade tāo gostosa, ficamos mais foi batendo perna pra cima e pra baixo mesmo, ao invés de sair entrando em tudo que é museu/igreja, etc. Abaixo, o que mais gostamos de visitar.

Palácio de  Drottningholm

Vizinho do Parlamento, o Palácio de  Drottningholm está localizado na ilha de Stadsholmen, em Gamla Stan (a cidade velha). Uma fachada está voltada para a rua e outra está voltada para o cais.

Vasamuseet (Vasa museum)

Um museu que o David quis ir e que realmente foi bem legal é o Vasamuseet (Vasa museum). É um museu que tem como única atraçāo o Navio Vasa. Esse navio é o último navio de guerra que ainda existe no mundo e data do século XVII. O navio tem 98% de seu casco original e encontra-se completamente restaurado. Na época de sua construçāo, reinava a dinastia Vasa (daí o nome) e deveria ser o navio mais imponente da época justamente para mostrar o poder do rei. Ele contava com armamento pesado, diversos canhões, ricamente ornamentado e ostentava todo o poder da família Vasa.

Assim, no dia em que o navio zarpou pela primeira vez, pessoas de diversos países foram convidadas ao evento para que noticiassem posteriormente o que viram em seus próprios países. Foi assim que em 1628 esse imponente navio zarpou da costa da cidade para… afundar 10 minutos depois! O número de canhões era muito elevado ao patamar normal, o que fez com que o navio afundasse assim que navegou.

img_6329

O navio permaneceu séculos submerso. Todavia, logo após o naufrágio, o rei ordenou que por sinos de mergulho se fizessem buscas pelo armamento. Dessa forma, os homens entravam nesse sino da foto que o David entrou, e mergulhavam até o navio em busca das armas e outros pertences. Era possível respirar no sino que por determinado tempo nāo se tomava de água. Dessa maneira um tanto quanto corajosa, foi possível recuperar parte do armamento.

Na década de 1960, o navio foi retirado da água. Hoje, após um longo processo de restauraçāo, encontra-se quase tal qual era antes do naufrágio.

Ônibus anfíbio

Esse é um passeio bem legal! Dois irmāos suecos detém esse barco. E com muito bom humor fazem o city tour contando a história da cidade, passando por seus principais pontos. Em dado momento, o passeio continua na água. O ônibus converte-se em um barco ao entrar na água! Sempre quis fazer esse passeio no Rio, mas acabou que nunca deu tempo. Entāo, quando vimos que tinha Estocolmo tivemos que fazer!

 

Mais fotos de Estocolmo:

img_5111img_5129img_5223img_5229img_5273img_5299img_6195img_6343

 

Um comentário sobre “Estocolmo

Deixe um comentário